Após a bem sucedida experiência com a Copa, o blog continuará tratando de outros temas que não fazem parte do universo televisivo sempre que necessário. Situação que infelizmente ocorre hoje. Felipe Massa repetiu os passos de Rubens Barrichello e promoveu mais um vexame para o esporte nacional. As informações abaixo são do Globoesporte.com.
2° lugar com gosto amargo
O domingo para os brasileiros na Fórmula 1 terminou com um gosto amargo que não era sentido há tempos. Após uma bela largada, quando superou Fernando Alonso e Sebastian Vettel para assumir a liderança do GP da Alemanha, Felipe Massa se dedicou a segurar a pressão do companheiro de equipe. Resistiu aos ataques do espanhol, que chegou a se irritar – Isto é ridículo! – com a resistência do brasileiro. A bravura, no entanto, caiu por terra na 49ª volta, a 18 do fim, quando a Ferrari decidiu acabar com a disputa. Rob Smedley, engenheiro de Massa, disse pausadamente, dando ênfase a cada palavra:
- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?
O efeito foi imediato. Felipe quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Com a ajudinha da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, seu segundo triunfo na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, Lewis Hamilton e Jenson Button, a dupla da McLaren. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo incômodo:
- Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.
O episódio deste domingo revive o GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello chegava para vencer a prova, e a mesma Ferrari mudou o rumo das coisas. Na ocasião, o brasileiro foi obrigado a frear bruscamente nos últimos metros para a ultrapassagem do companheiro Michael Schumacher.
Massa comenta performance
Ao lado de Fernando Alonso na entrevista coletiva após o GP da Alemanha, neste domingo, Felipe Massa não conseguia disfarçar a frustração. O brasileiro liderava a prova até a 49ª volta, mas recebeu um recado da Ferrari pelo rádio e abriu para o espanhol passar e vencer a corrida. Perguntado sobre a manobra da equipe, Massa ensaiou um sorriso irônico e evitou fazer polêmica em cima de um episódio que todo mundo viu claramente:
- Não preciso dizer nada sobre isso – limitou-se a comentar.
Alonso desconversa
Após a corrida, Fernando Alonso desconversou sobre a polêmica troca de posições ordenada pela Ferrari no GP da Alemanha. O espanhol venceu a corrida após Felipe Massa, seu companheiro, lhe ceder a liderança da prova na 49ª volta. Para ele, existiram riscos nas disputas entre os dois logo após os pit stops em Hockenheim.
Não sei o que aconteceu, mas vi Felipe um pouco lento e tentei ultrapassar porque é um circuito difícil, de poucas oportunidades e consegui passar. Houve algum risco porque é circuito bastante estreito. Em algumas partes da prova brigamos muito pela primeira posição e um pouco foi perigoso - disse Alonso, na entrevista coletiva após a prova.
FERRARI SERÁ JULGADA POR MANOBRA
Após discussões entre os comissários, a Ferrari acabou sendo considerada culpada por ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos no GP da Alemanha. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) multou o time em US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil) por uma considerada atitude antidesportiva e julgará o caso em uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da entidade. O resultado da corrida em Hockenheim, portanto, está sub júdice.
Os comissários decidiram que a Ferrari infringiu os artigos 39.1, que proíbe ordens de equipe, e 151c, que fala sobre atitudes antidesportivas que sujem a imagem do esporte. Eles começaram a investigar o caso logo após o término do GP da Alemanha, neste domingo em Hockenheim. Stefano Domenicali, chefe da equipe, e Massimo Rivola, diretor, tiveram de ir à torre de controle do autódromo para explicar o incidente e as ordens codificadas na comunicação por rádio durante a corrida. Alonso e Massa também foram chamados.
Após uma bela largada, quando superou Fernando Alonso e Sebastian Vettel para assumir a liderança do GP da Alemanha, Felipe Massa segurou bravamente a pressão do companheiro de equipe. Resistiu aos ataques do espanhol, mas a Ferrari se intrometeu na briga na 49ª volta, e ele teve de ceder a posição, quase parando o carro na pista.
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