Redirecionamento

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Preconceito contra Nordeste no Twitter provoca reação da OAB

A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) entrou hoje, na Justiça de São Paulo, com representação criminal contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada através da rede social Twitter após o resultado da eleição. Um dia lamentável em que os Nordestinos foram tratados de forma exageradamente discriminatória fruto do resultado das urnas em que foi decretada a derrota de José Serra (PSDB).

Tudo começou com a seguinte frase: Nordestisto (sic) não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!, postado pela jovem paulista estudante de direito Mayara Petruso pouco depois da divulgação da vitória de Dilma (PT) na noite de domingo.


O post ganhou dimensões tamanha que durante toda a manhã de segunda-feira a hashtag #nordestisto liderou os TT's Brasil. A estudante chegou a apagar os posts (não foi só um) quando percebeu a repercussão que alcançou, e depois extinguiu seu perfil ainda durante a madrugada, mas os usuários foram mais rápidos e fizeram prints que foram repassados e passaram circular na rede com pedidos de denúncias de preconceito.

O mais lamentável é que o exemplo vergonhoso da estudante foi seguido por milhares de outros usuários do microblog que não polparam em suas calúnias preconceituosas.


Como reação, outros usuários passaram a gerar mensagens com #orgulhodesernordestino, hashtag que ficou entre os primeiros lugares no ranking mundial no Twitter. Além disso, foi criado o blog Xenofobia com prints de algumas das mensagens preconceituosas.

Pois bem, de acordo com o Jornal O Globo desta quarta-feira, a representação da OAB-PE contra a estudante que iniciou toda essa vergonhosa confusão não será leve; será acusada de racismo e incitação pública ao crime, e com isso pode pegar até 5 anos e meio de prisão.

Pra deixar bem claro, quem acha que a vitória de Dilma se deve exclusivamente ao Norte/Nordeste (o que desencadeou toda essa ignorância) certamente não está a par dos números. Pra se ter uma ideia, mesmo sem o Nordeste, Dilma venceria com cerca 1,3 milhão de votos a mais. Além do mais, Serra teve 29.403.649 no sul e sudeste, enquanto Dilma obteve 29.807.768 nas mesmas regiões. Ou seja, o Brasil elegeu Dilma presidente.

E só pra finalizar, Mayara Petruso está desempregada desde hoje. Fica o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário