O jogo entre Brasil e Holanda, nesta sexta-feira, às 11h, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, vai reunir as duas maiores pontências do futebol mundial nos últimos dois anos. Enquanto todos falam da força do duelo entre Alemanha de Argentina, outra partida que definirá um semifinalista, no sábado, brasileiros e holandeses exibem um retrospecto de resultados invejável, o melhor entre os favoritos ao título.
A laranja mecânica vai colocar sua invencibilidade de 23 jogos à prova. A última derrota do time de Robben, Kuyt, Van Persie e Sneijder foi em junho de 2008 - derrota para os russos por 3 a 1 nas quartas-de-final da Eurocopa. De lá para ca, venceram todos os jogos oficiais - oito pelas eliminatórias e quatro pelo Mundial de 2010, o último nesta segunda-feira, com placar de 2 a 1 sobre a Eslováquia pelas oitavas - e não perderam nenhum amistoso.
LEIA TAMBÉM
Toda a cobertura da Copa do Mundo no blog especialCom goleadas nos jogos preparatórios para a Copa, 6 a 1 na Hungria e 4 a 1 em Gana, a Holanda desembarcou em Joanesburgo como favorita e vem se apresentando da mesma maneira que começou a disputa da Eurocopa de 2008. Na ocasião, o time comandado na época por Marco Van Basten, considerado o criador deste “esquadrão”, caiu nas quartas depois de ter 100% de aproveitamento na primeira fase do torneio - ganhou da Itália (3 x 0), da França (4 x 1) e da Romênia (2 x 0).
Agora encara o Brasil também nas quartas com retrospecto idêntico - venceu todas na Copa contra Dinamarca (2 x 0), Japão (1 x 0), Camarões e Eslováquia (ambos por 2 a 1).
A seleção de Dunga tem retrospecto parecido. Fez a melhor campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas e alcançou nesta segunda-feira ao bater o Chile por 3 a 0 uma série invicta de 10 jogos. Seriam 29 partidas sem perder não fosse a derrota para a Bolívia por 2 a 1 com time reserva - o time já estava classificado para a Copa - e na altitude de 3,6 mil metros da cidade de La Paz em 11 de outubro de 2009.
Antes de cair ante a falta de oxigênio da cidade boliviana, o time ostentava uma invencibilidade de 19 jogos. Havia perdido apenas para o Paraguai por 2 a 0 em 15 de junho de 2008, numa atuação abaixo da crítica contra o então time de Cabañas, em Assunção.
Até a badalada Espanha, campeã da Eurocopa e considerada principal candidata ao título, perdeu mais vezes que brasileiros e holandeses. Deixou de ser imbatível contra a Suíça, perdendo por 1 a 0 na estreia - a maior zebra da Copa até agora - e foi derrotada para os Estados Unidos em junho de 2009 na semifinal da Copa das Confederações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário