Redirecionamento

domingo, 31 de outubro de 2010

As eleições na Internet

Hoje termina mais um momento democrático da história do nosso país. E não se sabe um meio de massa tão democrático quanto a internet. Paixões calorosas se manifestaram aqui no web. Muito internauta se mobilizou, vestiu o avatar com seu escolhido e fez a uma boca de urna virtual nunca vista antes na história desse país.

Mas nem tudo são flores. Em seu twitter a renomada jornalista carioca @DeLuca, conhecedora exímia desse espaço virtual, reproduziu falas de uma cientista política sobre o assunto:

A internet ficou aquém do que esperavamos dela neste processo eleitoral. O que se viu foi muita baixaria e isso é lamentável.

Esse processo eleitoral demonstrou que ainda estamos meio deseducados para a utilização da internet em uma campanha política.

O que se nota, contraditóriamente à sua legítima função democrática, é a dificuldade da internet em conviver com a opinião oposta. A rede pode ser capaz de ampliar os debates, de multiplicar os discursos, mas, em muitos momentos, tende a até a opressão.

Os virais ajudam muito nesse sentido. Vira um vale tudo para desqualificar o oponente, tudo -claro- sem fonte oficial, sem provas, sem evidência mais concreta.

O debate é trocado por ofensa gratuita a quem pensar diferente. Que o diga o twitter e os comentários em Blogs. Alguns até acham certo criticar o caráter opinativo da Blogosfera.

Mas, a internet continua fascinante, simplesmente pelo seu singular espaço democrático. Aqui não tem edição, não tem censura, cada um é realmente o que é, escreve sobre o que realmente acredita ao passo que a sociedade sai fortalecida.

Poderia haver menos agressão gratuita? Mais debate nas discussões? SIM! Mas, não pode nunca deixar de ser como é: uma mistura de vozes, onde até a voz de um simples blogueiro tem capacidade de se expandir e ser colocada à sociedade.

É por isso que eu respiro internet! Mas que a razão seja mais intensa que a emoção. Essa é a garantia de debates brilhantes nessa imensa teia global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário